Quando se pensa em comprar uma joia, o mais complicado é saber se esta é ou não de qualidade, já que no que toca ao design, à beleza e à originalidade, estas características são semelhantes tanto em alta joalharia como em bijuteria. A Navas Joalheiros, enquanto fabricante das suas próprias peças, controla todas as fases do processo de produção, o que garante a melhor qualidade e acabamentos perfeitos. Mas, como podemos saber, de um modo geral, se estamos mesmo a comprar uma joia de qualidade?

Sem entrar em termos demasiado técnicos ou complicados, esta publicação destina-se a indicar, de forma simples, alguns dos critérios essenciais que uma peça de joalharia deve cumprir para que seja considerada como sendo de alta qualidade.

Em primeiro lugar devemos diferenciar a armação e as pedras preciosas que fazem parte do design. As pedras preciosas e os diamantes têm os seus próprios critérios de qualidade, tabelados em gráficos específicos, por exemplo, os diamantes e os seus 4C´s (cor, pureza, talha e peso), cuja combinação determina a classificação e o preço dos mesmos. Desta forma, é fundamental que estes elementos sejam naturais e com as melhores características possíveis para que formem uma peça de alta joalharia de qualidade.

No que toca à armação, para poder certificar uma joia de alta qualidade, esta deve cumprir as seguintes características:

  • Tem de ser feita em materiais preciosos como o ouro de Primeira Lei e platina, deixando a prata, o bronze e o aço para peças de bijuteria.
  • Tem de ser fundida em condições de temperatura exatas, pressão e quantidade, de forma a perfazer uma peça homogénea, sem porosidades e com um brilho e lustre intensos. Definitivamente, um design de alta joalharia à altura das pedras preciosas quem tem engastadas.
  • Por último, é necessário ter atenção ao engaste. Isto é, o grau de qualidade do trabalho de união entre as pedras preciosas e a armação, com a ajuda de material específico. Este trabalho é geralmente realizado por especialistas qualificados, denominados de engastadores.

É uma fase vital para a joia. O seu grau de perfeição deve ser elevado, evitando rebordos ou assimetrias que afetem a beleza final do modelo. Sem dúvida que para uma joia ser considerada de excecional qualidade, há que ser fabricada em condições perfeitas de modo a conseguir um brilho e lustre ideais, usando apenas os melhores diamantes e pedras preciosas.

Nas coleções da Navas Joalheiros, não só poderá contar com joias ao melhor preço do mercado, que cumprem todos estes requisitos, mas também com todas as garantias habituais de uma marca de prestígio, com um largo percurso no mundo dos diamantes e da alta joalharia.